sexta-feira, 9 de março de 2012

Sugestão De Leitura – Livros de Alice Vieira

Como já deves saber o mês de março é o mês da leitura e por isso vou-te sugerir hoje dois livros de uma autora portuguesa.
Alice Viera foi a autora escolhida para esta semana, ela nasceu no dia 20 de março de 1943, já escreveu diversos livros que já foram traduzidos para diversas línguas. Alice Vieira é também jornalista e já recebeu vários prémios pelo seu excelente trabalho.
Os dois livros que te trago hoje são da coleção “Histórias Tradicionais Portuguesas”. Esta coleção contém diversos livros que nos recordam algumas histórias que fizeram parte da infância dos nossos pais e avôs. Estes livros têm outra característica especial, pois contém diversas rimas que se repetem durante a história.
O primeiro livro que te quero sugerir desta coleção tem como titulo “Os anéis do diabo” da editora Caminho. Este livro é sobre um soldado que quer casar com a filha de um mercador, mas este só autoriza o casamento se o soldado conseguir roubar os anéis do diabo, assim este livro conta-nos a história dessa viagem. A rima característica deste livro é a seguinte:

"Ando à procura do inferno
Quem me diz onde é o braseiro?
Se de lá quiserem novas
Eu serei o mensageiro"



O livro seguinte que tenho para te sugerir tem como titulo “Corre, corre cabacinha”, da editora Caminho. Este livro conta-nos a história de uma velhinha que é apanhada por um lobo quando vai a caminho do batizado do neto, mas consegue enganá-lo dizendo que quando voltar estará mais gordinha e apetitosa.
Mas a velhinha conhece um vendedor de cabaças que a ajuda a fugir do lobo. A rima característica desta história é a seguinte:
“Não vi velha nem velhinha
Não vi velha nem velhão
Corre, corre, cabacinha
Corre, corre, cabação.”

Espero que gostes destes dois livros que te sugeri, pois, graças a eles vais ficar a conhecer mais uma autora portuguesa muito importante e que merece que a conheças.
E agora queres saber se o soldado conseguiu tirar os anéis ao diabo, ou como é que a velha conseguiu enganar o lobo? É só leres os livros.  J

Sem comentários:

Enviar um comentário