terça-feira, 5 de abril de 2011

Bons Momentos de Leitura

A Biblioteca Olímpia Thomé Feteira recomenda a todos os docentes e discentes interessados a leitura da obra “Colectânea de Contos António Vitorino” (Edição da Biblioteca de Instrução Popular da Vieira de Leiria, 2005), por forma a dar a conhecer um pouco mais das vivências desta ilustre celebridade que deu o nome à nossa escola.
Saiba-se que, António Vitorino, nasceu em 26 de Março de 1886, nesta localidade, onde estudou e exerceu funções diversas, como pescador, almocreve, pastor e marçano, profissões tipicas da zona.
Posteriormente, tornou-se serrador itinerante, desbastando florestas até à Galiza. Estabeleceu-se mais tarde em Lisboa como comerciante e administrativo.
Conhecido pela sua multidisciplinariedade, estudou à noite, no curso de teatro nocturno no Conservatório, no Instituto Francês e na Universidade Livre.
Foi no teatro que António Vitorino encontrou a sua realização pessoal, tendo integrado diversos grupos teatrais e dando rosto a inúmeras personagens.
A vida deste filho da nossa terra e das nossa gentes, conduziu à publicação de diversas obras, das quais destacamos, “Chuva de Maio” (1930), “Gente da Vieira” (1938), “A vida começou assim” (1944) e “Praia da Vieira. Sua pena e sua glória” (1950). Para além das obras, publicou diversos artigos, textos para cenas teatrais,…
Aconselhamos vivamente, a leitura desta obra disponível na nossa biblioteca.

Sem comentários:

Enviar um comentário